Como ter foco para estudar!

Saiba que aprender requer sacrifícios e pense quais os sacrifícios você terá que fazer para se chegar lá! Os sacrifícios serão muitos, então abrace-os!

Uma das considerações psicológicas mais importantes para o quem estuda e quer aprender um idioma é a de gatilhos e recompensas. Entender o que te leva a fazer (ou deixar de fazer) algo e como você recompensa (ou pune) seu comportamento é fundamental. Você conhece seus gatilhos e entende suas recompensas?


Depois, seu organismo, saudável e preparado

Caro aluno, sem dormir direito não se chega a lugar nenhum! Durma bem pra conseguir ter um dia produtivo!

Claro, além de dormir direitinho você precisa se hidratar e alimentar corretamente. Existem alimentos que ajudam e que atrapalham a capacidade cognitiva e se você tem uma alimentação que aumenta sua capacidade cognitiva você está um passo na frente.

Mantenha-se hidratado e use a cafeína a seu favo


Não se esqueça do lugar

Se você estuda em um lugar barulhento e bagunçado você está perdendo eficiência! Pense no que você pode ajustar pra estudar num lugar mais organizado, ventilado e sem um barulhão sinistro.

Organize seu local de estudos, separe o material de estudos e deixe tudo prontinho pra estudar. Deixe tudo organizado antes de começar a estudar para não ter que parar pra achar algum material ou arrumar a mesa de estudos.

Além disso, peça aos demais moradores da casa que respeitem seu tempo e espaço de estudo, para que você possa se dedicar de fato.


Mas não adianta nada se não se planeja

Uma agenda de estudos e um plano de estudo são diferentes! Uma agenda estabelece os tempos que você dedicará aos estudos, enquanto o plano de estudos estabelece os temas, sua ordem e como estudá-las. Faça seu mapa de temas (Gramática, produção oral, escrita...) e grade horária, verificando quais horários são os seus mais produtivos, para maximizar seus estudos.




E agora, o “como” estudar!

Você já sabe pra quê estudar, onde estudar, que horas estudar, quais temas priorizar e agora chegamos a uma das principais perguntas que quem estuda um idioma precisa responder antes de começar a estudar: como você vai estudar?

Você precisa definir as técnicas de estudo, de anotações e de revisões. Essa não é uma decisão trivial e deve ser muito bem pensada, mesmo que você mude de ideia em algum momento!

Faça ciclos de estudo, ou use um timer para marcar espaços de estudo e de descanso e lembre-se de sempre usar horas líquidas de estudo.