Técnicas para ler em francês.

Atualizado: 4 de fev.

Ao aprender um novo idioma, exercitar a habilidade de ler e compreender um texto escrito em francês é fundamental: além de ajudar a adquirir vocabulário, compreender a gramática e deixar o conhecimento mais autêntico, saber interpretar um texto é uma habilidade essencial para a comunicação — e que certamente será útil em diversos contextos da vida. Aqui vou dar algumas dicas para você desenvolver essa habilidade e melhorar sua leitura:


1- OBSERVE A ESTRUTURA DO TEXTO.

Para se compreender um texto em outra língua é preciso observar toda sua estrutura: títulos, subtítulos, pistas tipográficas – datas, números, gráficos, figuras, fotografias, palavras em negrito ou itálico, cabeçalhos, referências bibliográficas, reticências... Essas informações, parte delas não-lineares, complementam as informações contidas no texto e, observadas antecipadamente, fazem com que se tenha uma idéia melhor do o assunto em questão. A essa técnica chamamos inferência (inferir) – “adivinhar” qual o assunto do texto mediante uma leitura rápida (SKIMMING). É importante observar também as questões referentes ao texto, assim pode-se ter noção do que será cobrado na leitura e, sabendo disso previamente, será mais fácil e prático filtrar as informações dentro do texto.


2- EVITE TENTAR ENTENDER PALAVRA POR PALAVRA

Mais importante do que parar para pesquisar o significado de todas as palavras do texto é entender o contexto geral dele e do que ele trata. Se você parar a cada linha para procurar um significado no dicionário, vai ficar muito mais difícil entender o assunto do texto e seu ponto principal — além de ser uma prática muito cansativa. Pesquise o significado apenas de palavras que são chave para a compreensão do texto ou que aparecem com bastante frequência.


3- OBSERVE OS DETALHES

Agora sim, faça uma leitura minuciosa do texto à procura de informações específicas. Essa técnica chama-se scanning, que consiste em buscar informações detalhadas, sem que seja necessário fazer uma leitura do texto todo. Geralmente é feita de forma top down (de cima para baixo). Enquanto no skimming o leitor leva tudo em conta para a compreensão do texto, no scanning rejeitam-se os elementos periféricos para se ater à seleção de informações importantes para solucionar os propósitos que levaram à leitura.


4- LEITURA CUIDADOSA

Agora é a hora de uma leitura mais cuidadosa, levando-se em conta tanto os cognatos como os falsos cognatos. Caso encontre uma palavra que não saiba o significado, não consulte o dicionário, pois às vezes ele apresenta vários significados e você correrá o risco de fazer uma escolha errada. O próprio contexto fará com que infira seu significado. Não se prenda à tradução de palavra por palavra, pois o mais importante é a compreensão geral do texto.


Usando essas 4 estratégias de leitura tenho certeza que você irá melhorar. Não esqueça leia temas que sejam interessantes para vocês, assuntos que lhes agradem. e leiam, leiam muito!!